Comprar ou alugar tablets e celulares para a minha empresa: qual a melhor opção?

O uso de dispositivos móveis nas empresas é cada vez mais necessário, uma vez que eles são utilizados para várias atividades administrativas e também para facilitar o atendimento aos clientes. É por isso que as organizações precisam saber se vale mais a pena comprar ou alugar tablets e celulares, pois elas sentem uma necessidade de ter mobilidade corporativa.

Somente assim, pensando estrategicamente, pode-se conquistar mais resultados positivos para o negócio, gastando menos e utilizando os dispositivos. Neste post, vamos explicar para você qual é a melhor opção e o porquê de chegarmos a essa conclusão. Tire as suas dúvidas nos tópicos a seguir!


Quais são os custos diretos e indiretos da compra e locação de tablets e celulares?

Para verificar se é mais viável comprar ou alugar tablets e celulares para a sua empresa, é preciso analisar os custos diretos e indiretos de cada situação. Entenda!


Custos diretos

Chamamos de custos diretos todos aqueles que estão relacionados com a execução de um serviço ou atividade. Nesse caso, ao informatizar o atendimento em um restaurante e disponibilizar tablets para os garçons, haverá, como custo direto, o valor pago pela compra ou aluguel dos equipamentos.


Custos indiretos

Por sua vez, os custos indiretos são aqueles que não podem ser visualizados, ou seja, que não são físicos. No caso do uso de tablets ou celulares, podemos considerar custos indiretos os valores pagos para a manutenção dos dispositivos.

De tal modo, é preciso que o comprador das empresas compreenda que, ao adquirir tablets e celulares, ele terá custos diretos e custos indiretos. Já ao alugá-los, a manutenção e a troca de equipamentos são de responsabilidade da empresa que está alugando.


Como fazer a conta para saber se vale mais a pena comprar ou alugar tablets e celulares?

Entendido o que são custos diretos e custos indiretos, deve-se fazer um cálculo para saber se vale mais a pena comprar ou alugar tablets e celulares para a empresa.

No caso do aluguel, é preciso saber qual é o prazo do contrato, o valor total que será alcançado ao fim do uso do eletrônico, entre outras informações. Já para a compra de equipamentos à vista, deve-se calcular a taxa de retorno em relação ao aluguel e a média de valores em relação aos custos indiretos que a empresa terá que assumir.

De maneira geral, vale mais a pena alugar os equipamentos, principalmente quando se necessita de uma grande quantidade dos itens. Porém, coloque tudo na ponta do lápis e faça você mesmo os cálculos na sua empresa. Provavelmente, você perceberá que o aluguel é mais viável para o seu negócio.


Que vantagens as empresas têm ao alugar tablets e celulares?

Para que você entenda por que alugar tablets e celulares é mais vantajoso do que comprar os equipamentos, listamos uma série de benefícios que a prática oferece. Veja!


Redução de custos

Ao comprar celulares e tablets, é necessário fazer um alto investimento nas organizações. Além disso, novas tecnologias surgem quase que diariamente, e os aparelhos se tornam obsoletos com o passar do tempo.

É por isso que, ao alugar dispositivos móveis, há uma redução de custos significativa. Afinal, a manutenção e a troca dos equipamentos, como mencionamos, são de responsabilidade da empresa de locação.


Personalização de aplicativos

Imagine a seguinte situação: uma rede de comércio varejista precisa que todos os colaboradores tenham um smartphone corporativo com um aplicativo para a gestão de vendas.

Quando se faz o aluguel de dispositivos, é possível adquirir gerenciadores e controlar os apps que são instalados em todos eles. Isso se justifica porque, ao alugar, você pode solicitar aparelhos com as configurações que são mais adequadas para a atividade.


Equipamentos que atendem à necessidade da empresa

Como explicamos no tópico anterior, você poderá personalizar os aplicativos dos celulares e tablets corporativos usados pelos colaboradores. Isso só é possível se você tiver equipamentos com configurações preestabelecidas e modelos de dispositivos que sejam adequados para receber o programa que se deseja instalar.

No caso de os colaboradores utilizarem os próprios equipamentos para o trabalho ou de a empresa comprar itens de diversas marcas e com diferentes configurações, isso não será possível.

Ao alugar equipamentos, você pode explicar quais são as necessidades da sua empresa e, assim, obter itens que realmente atendam às suas demandas. Isso faz com que as operações sejam mais eficientes no dia a dia da organização.


Segurança para os aparelhos

Os smartphones e tablets são os produtos mais visados por ladrões, que costumam roubar os aparelhos em assaltos ou arrastões. Essa triste realidade envolvendo a violência urbana de nosso país também reflete nos custos das empresas.

Ao comprar smartphones ou tablets, você terá que fazer um seguro para o caso de perda, roubo ou furto dos itens. No caso do aluguel, essa é uma responsabilidade da empresa da qual você está locando.


Dedução do imposto de renda

Quando uma empresa compra equipamentos, é preciso que o valor pago por ela seja contabilizado ao pagar imposto de renda. Isso acontece porque essa prática é considerada um investimento ativo, que precisa ser declarado.

No caso de optarem pela locação, as empresas podem lançar o preço pago pelo aluguel como uma despesa mensal em suas declarações de renda. Assim, não será necessário pagar impostos pelos produtos.


Substituição imediata

Ao alugar smartphones e tablets, você contratará um serviço, e é de responsabilidade da empresa locadora fornecer os equipamentos pelos quais você está pagando.

Assim sendo, no caso de os equipamentos estragarem ou serem roubados, por exemplo, haverá uma imediata substituição. Isso é importante para que a organização não fique por um longo período sem produzir por conta da falta de um item necessário.


Agora, você já sabe! Quando for perguntado se vale mais a pena comprar ou alugar tablets e celulares, escolha sempre a segunda opção. Afinal, conforme demonstramos, essa prática traz diversos benefícios para as empresas.

Atualizamos a Política de Privacidade do site.  Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.   Saiba mais.