Locação de equipamentos eletrônicos: por que investir?

Pequenas e grandes empresas podem se beneficiar da locação de equipamentos, entre computadores, tablets e outros recursos tecnológicos fundamentais para suas operações. A principal vantagem está no custo/benefício, mas outros aspectos também tornam a escolha simples em termos de estratégia.

Por meio da locação, é possível garantir a atualização de seu parque tecnológico, escalar equipamentos a qualquer momento e dar o pontapé inicial em novos projetos — tudo isso sem colocar seu negócio em risco!

Optar pela compra ou pela locação de equipamentos vai depender do seu modelo de negócios, o tempo pelo qual será necessário utilizar os equipamentos e o orçamento investido em cada uma das iniciativas. Veja algumas das principais vantagens de investir nessa modalidade!

Aquisição versus locação de equipamentos eletrônicos

Comparar o custo de aquisição e locação deixa bem claro que você pode fazer mais com o mesmo investimento. Em geral, ao avaliar as necessidades de seu parque tecnológico, poucas empresas levam em consideração a atualização e a manutenção dos equipamentos, o que acaba camuflando o custo real de um novo material.

Seguros, reposição de peças, assistência técnica, licenças de software e outros fatores encarecem a compra e evidenciam a vantagem da locação. Contratos unificados deixam claro o quanto uma empresa gasta com tecnologia mensalmente.

Manutenção garantida e preço reduzido

Quando uma empresa aluga equipamentos, é possível assegurar os recursos locados e amortecer os custos de manutenção inclusos no contrato. Chamados de suporte, reposição de peças e atualização de hardware fazem parte do preço e não resultam em surpresas no final do mês.

Isso simplifica a gestão de seu parque tecnológico e permite que você opere sob qualquer circunstância, sem imprevistos.

Também há economia na requisição de técnicos para atualizações de sistemas, reposição de peças etc., pois tudo está incluso já no contrato de locação dos aparelhos.

Assistência técnica eficiente

Defeitos em aparelhos eletrônicos não são comuns, mas ocasionalmente podem ocorrer. Caso eles pertençam a você, será sua a responsabilidade de procurar uma empresa especializada e arcar com os custos da manutenção.

No caso da locação, em primeiro lugar, caso seja algo que possa ser resolvido remotamente, a empresa prestadora do serviço deverá prestar o apoio necessário para garantir que você possa solucionar a questão. Caso ainda assim não seja resolvido, eles devem prontificar ou o conserto do aparelho ou então encaminhar um técnico ao local para a resolução do problema.

Deve-se lembrar que alguns contratos preveem que, se o defeito for provocado por imperícia do usuário (por exemplo, uma queda de um smartphone que acarrete na quebra da tela), o valor deverá ser pago pelo contratante. Porém, mesmo assim, é assegurado que a locadora prestará a devida assistência, garantindo que você terá o conserto realizado por um técnico qualificado.

Assim, há maior segurança e confiança no trabalho da locadora, o que faz com que você tenha menos preocupações, caso ocorra qualquer problema.

Substituição imediata em caso de problema

Se o aparelho precisar ficar retido para conserto, sem problemas! Ao recolhê-lo para a assistência técnica, a locadora levará um novo equipamento para você, de forma que não haverá problemas com a ausência dele. Assim, você poderá executar o seu trabalho normalmente.

Caso você opte pela aquisição, durante o tempo de retenção para a prestação da assistência ficará sem o material para uso em suas rotinas diárias. Isso pode acarretar em duas possibilidades: a necessidade de comprar um novo equipamento, caso seu uso seja imprescindível, ou arranjar alternativas não tão eficientes para a execução do trabalho necessário.

Disponibilidade instantânea

Tem um novo projeto em mente, mas a aquisição de novos equipamentos torna o investimento arriscado? A locação pode funcionar para você. Um de seus maiores benefícios está exatamente na disponibilidade imediata de equipamento adequado às suas necessidades, pelo tempo que precisar e por uma fatia do preço. Obter recursos e escalar suas operações também fica muito mais ágil com auxílio dessa estratégia.

Dessa forma, você não precisará, por exemplo, aguardar prazos de entrega (e, consequentemente, ter um gasto maior com frete), montagem de determinados equipamentos etc. Tudo estará disponível no local correto, em um curto prazo de tempo, agilizando o início dos trabalhos em seu negócio.

Obtenha benefícios fiscais por meio da locação de equipamentos

É mais fácil obter benefícios fiscais para uma empresa por meio da locação de equipamentos! Ao contrário da compra, essa modalidade é contabilizada como despesa operacional, e não investimento. Isso significa que é possível fazer o abatimento do valor no regime tributário de lucro real.

Manter sua tecnologia atualizada e economizar com impostos? A locação de equipamentos é um auxílio e tanto para a competitividade, liberando capital para você aplicar no que achar mais adequado.

Atualização do seu parque tecnológico

Um computador começa a se depreciar no momento da compra, como qualquer outro bem de consumo tecnológico. Manter-se competitivo, entretanto, exige que uma empresa esteja atualizada em termos de processamento e armazenamento, garantindo o crescimento constante de sua produtividade.

A compra é um investimento único, mas que significa a necessidade de realizar trocas periódicas em suas máquinas — o que reduz a capacidade de mover recursos, entre outras prioridades. Nos contratos de locação, por sua vez, é possível incluir a atualização dos equipamentos e garantir a não obsolescência de seu parque tecnológico, com trocas agendadas previamente ou adaptadas às suas demandas.

Melhor custo-benefício

Considerando todos os pontos abordados anteriormente, é possível notar que a locação de equipamentos eletrônicos traz um melhor custo-benefício a curto e a longo prazo.

Se você precisaria de um valor X de investimento inicial para comprar todos os aparelhos, ao optar pela locação você precisará de um valor muito menor. O restante poderá ser realocado em outras áreas, podendo ampliar outros setores e, com isso, melhorar cadeias produtivas, ampliar prestação de serviço, aplicar a verba na contratação de novos funcionários, fazer a locação de um espaço mais amplo, destinar melhor as verbas para publicidade etc.

Com isso, você consegue ter um melhor fluxo financeiro, permitindo investir em áreas que poderão trazer maior retorno. Esse retorno poderá ser reinvestido em novas áreas e, com isso, potencializar o crescimento do negócio — algo mais difícil de ser realizado se você utilizar essa verba toda para a aquisição de equipamentos que podem ser locados.

Sabendo tudo isso a respeito dos benefícios da locação de equipamentos, é possível colocar na ponta do lápis suas necessidades e definir um plano de migração, pensando na redução de custos operacionais. Quer continuar conferindo dicas para acelerar seu negócio? Siga a BR Mobile no Facebook e no Twitter para receber sempre o melhor de nosso conteúdo!

2018-09-15T11:33:31+00:00 31 - outubro - 16|Aluguel de equipamentos|