Live de eventos: o que é essa tendência e como fazer

Para quem trabalha com eventos é importante ter consciência de todas as inovações que surgem constantemente para impulsionar o mercado. Muitas delas ajudam na produção em si ou então na divulgação e mensuração de resultados.

Uma das grandes tendências tecnológicas que está vindo com tudo nos últimos tempos, e pode se tornar uma grande aliada para o seu trabalho, são as lives de eventos. Atualmente é difícil encontrar produtores que não utilizem essa ferramenta de forma estratégica e eficiente.

Se você ainda não sabe como funciona esse mecanismo veja no post que preparamos o que é a live de eventos, por que ela é interessante para seu trabalho e confira dicas importantes para torná-las bem-sucedidas.

O que é live de eventos

Uma live de um evento é uma transmissão online realizada por meio de uma ferramenta de streaming exclusiva ou então incorporada em algum ambiente, aberta ao público e podendo ser feita de forma parcial ou total.

Hoje diversos meios já incorporaram a transmissão ao vivo em suas ferramentas. O Facebook, por exemplo, já conta com o Facebook Live. Há quem faça isso também com o Snapchat. E, com a mais nova atualização do WhatsApp, hoje já é possível também fazer isso por meio do status exibido para todos os seus contatos.

Também é possível integrar algumas plataformas ao seu site, fazendo com que você leve um tráfego maior de usuários para a sua página.

Por que realizar lives de eventos

Em primeiro lugar, e talvez o motivo mais importante, acompanhar os anseios do seu target. Cada vez mais, com o desenvolvimento de novas plataformas, os usuários querem aumentar a sua interação com as empresas, pessoas e eventos que curtem. E para atender essa vontade é importante que você não deixe de realizar as lives.

Além disso, quando usadas de forma estratégica, podem ajudar a contribuir para o aumento de público no dia da realização. Por exemplo, se você realizará um show ou uma peça, fazer uma live curta com os ensaios pode despertar a curiosidade de quem está assistindo e motivá-lo a participar no dia.

Outro motivo é para aumentar a escalabilidade. Um evento presencial possui limitação de espaço para a sua realização, ou seja, você tem um número máximo de pessoas que pode comportar. Já se você vender “ingressos para a transmissão online” conseguirá fazer com que ele chegue a um número muito maior de pessoas e aumentará também a sua renda.

São também outras vantagens:

  • dedicação ao seu cliente: por exemplo, se para um curso de um fim de semana ele não puder comparecer, poderá assistir a live depois e ter o conteúdo;
  • transparência: você exibindo partes da produção e do evento promove uma política de transparência da empresa organizadora;
  • promoção da marca: aumenta o público que terá conhecimento do evento com um custo relativamente baixo em prol do benefício obtido.

Dicas para fazer lives de sucesso

Para que a live de eventos tenha o efeito pretendido, é importante que você siga algumas dicas importantes, tais como:

Tenha equipamentos de qualidade

Em primeiro lugar, é imprescindível que a sua live tenha uma boa qualidade para atrair a atenção do seu público e mantê-lo interessado no que está sendo transmitido. Por isso utilize equipamentos que permitam gravações de áudio e vídeo com qualidade considerável, caso contrário, ele perderá interesse e não acompanhará.

Faça com que o público participe da live

Uma forma interessante é incentivar a participação de quem está no evento, tornando-o um dos fornecedores de conteúdo. Além de passar a sensação de algo mais próximo do público, você economiza com número de funcionários destacados apenas para essa função. Por fim, também dá mais dinamismo à transmissão.

Publique nos canais certos e divulgue

Escolha os canais certos de transmissão de acordo com a sua estratégia. Se você quer instigar o público ou promover uma maior interação, redes sociais são a melhor pedida para sua live de eventos. Caso seja transmissão limitada a uma credencial de ingresso, uma plataforma exclusiva poderá ser mais eficiente. E não se esqueça de divulgar corretamente o evento.

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2018-09-29T15:45:45+00:00 20 - março - 17|Aluguel de smartphones, Dicas para empresas, Inovação em eventos|
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