Afinal, como fazer o descarte de eletrônicos?

O Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico na América Latina atualmente, e boa parte do descarte de eletrônicos não é feita de maneira correta. Produtos como cartuchos de impressão, baterias, computadores, impressoras etc. não podem ser descartados da mesma maneira que o lixo comum, pois causam diversos problemas ao meio ambiente.

Portanto, é preciso que as empresas procurem descartar corretamente os aparelhos para minimizar riscos, além de diminuir a geração de resíduos desse tipo. Isso mostra que a organização tem responsabilidade ambiental, o que melhora sua imagem no mercado e, consequentemente, sua competitividade.

Quer saber como fazer o descarte de aparelhos eletrônicos da empresa de forma adequada? Veja a seguir!

 

Quais são os perigos do descarte de eletrônicos?

O descarte incorreto do lixo eletrônico produzido nas casas e empresas traz diversos problemas ao meio ambiente. São causados pelo risco de contaminação da água e do solo pelas substâncias tóxicas presentes nesse tipo de lixo, o que é perigoso para a saúde humana.

As placas eletrônicas dos computadores, monitores e baterias de notebook são alguns dos equipamentos que contêm componentes perigosos, como o cádmio, chumbo, mercúrio, lítio etc., os quais causam intoxicações e até mesmo câncer. Esses elementos não prejudicam apenas quem manipula o lixo diretamente nos aterros, mas toda a população, por meio do contato com os recursos naturais contaminados.

 

 

Como fazer o descarte da maneira correta?

Infelizmente, o descarte de eletrônicos ainda é feito em sua maior parte da forma errada, mas não pela falta de destinações adequadas aos aparelhos. As empresas têm diferentes opções, como: devolvê-los ao fabricante, levá-los aos postos de reciclagem ou contar com empresas especializadas em lidar com esse tipo de resíduo. Veja a seguir como funciona cada uma delas.

 

 

Devolver ao fabricante

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por meio da lei 12.305/2010, foi criada para evitar os problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos. Ela contém uma cláusula destinada especificamente ao lixo eletrônico, e determina que os fabricantes devem implementar sistemas de logística reversa aos produtos retornados pelos consumidores.

Isso quer dizer que os fabricantes são responsáveis por dar o destino adequado aos resíduos gerados por seus produtos, devolvidos pelos consumidores ao fim da vida útil. A logística reversa de produtos eletrônicos permite que sua matéria-prima seja reaproveitada para a criação de novos produtos, o que gera vantagens financeiras e diminui os impactos ambientais.

Algumas empresas de produtos eletrônicos fazem o recolhimento gratuito dos produtos, por meio de agendamento da coleta ou envio do equipamento pelos correios. A entrega também pode ser feita nas lojas da marca ou em empresas parceiras indicadas por elas.

No caso dos aparelhos celulares, a devolução pode ser feita nas lojas das operadoras de telefonia ou em agentes autorizados. Nesses locais, geralmente também podem ser descartadas pilhas e baterias dos aparelhos, tanto por clientes como não clientes da empresa.

 

 

Reciclar

Levar os eletrônicos para postos de coleta preparados para receber esse tipo de material é uma boa alternativa de descarte, que gera mais empregos no setor de reciclagem. Nesses postos de coleta, o lixo passa por uma triagem feita de forma manual ou automatizada, na qual são identificados os itens que podem ser reutilizados ou reciclados.

Em seguida, os aparelhos são desmontados para que os materiais de seus componentes sejam separados por tipo, já que cada um deles tem uma forma de descarte mais apropriada. Os resíduos finais podem ser vendidos ou destinados aos fabricantes, pelos próprios postos de coleta.

Há locais como esses em todas as regiões, e eles são especializados em diversos tipos de materiais eletrônicos, desde cabos elétricos até computadores completos.

Se você não sabe onde existem pontos de coleta próximos a sua empresa, pode usar a ferramenta de busca do site eCycle para encontrar postos de reciclagem e doação na sua região. Para isso, basta selecionar o tipo de material que deseja descartar e o CEP da empresa.

 

 

Procurar empresas especializadas

A correta destinação do lixo eletrônico é uma tarefa que pode ser terceirizada, já que algumas empresas são especializadas em reciclar produtos eletrônicos por meio da logística reversa.

Elas coletam vários tipos de produtos eletroeletrônicos, sendo uma boa opção de descarte não apenas para os resíduos gerados na empresa, como celulares, notebooks, tablets, cartuchos e impressoras, além de móveis de escritório.

Assim, você evita preocupações com o descarte correto de eletrônicos e as empresas podem lucrar com a revenda de materiais obtidos com a reciclagem. Isso traz benefícios para ambas as partes, bem como para o meio ambiente.

Essas empresas trabalham de acordo com as melhores práticas de descarte dos componentes que não podem ser reciclados, o que evita que os resíduos acabem indo parar em locais inapropriados, como os lixões.

 

 

Como diminuir a geração de lixo eletrônico na empresa?

Muitas vezes, as empresas descartam computadores e outros equipamentos completos porque apenas uma ou algumas de suas peças deixaram de funcionar. Isso aumenta a quantidade de lixo eletrônico a ser descartada, mesmo sem necessidade.

Sendo assim, é interessante reutilizar as peças que ainda estão boas, ou doá-las para lugares ou pessoas para as quais elas tenham alguma utilidade. Essa pode ser uma boa opção para poupar custos com manutenções dos equipamentos básicos de informática.

Além disso, é preciso que os colaboradores usem os equipamentos de forma adequada, para evitar que eles se desgastem rápido demais e precisem ser substituídos.

Soluções tecnológicas como a computação em nuvem também ajudam a reduzir a geração de lixo eletrônico, já que diminuem a necessidade da presença de equipamentos como servidores de armazenamento. Outra vantagem dessa tecnologia é a redução no consumo de energia elétrica na empresa.

 

Como você viu, fazer o descarte de eletrônicos da maneira correta e consumi-los de forma consciente é extremamente importante para a sustentabilidade do seu negócio. O descarte adequado ajuda na preservação do ambiente e ainda traz vantagens para a própria empresa.

Atualizamos a Política de Privacidade do site.  Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.   Saiba mais.