Como melhorar a logística de distribuição de aparelhos móveis?

Os dispositivos móveis facilitam muito a comunicação empresarial, agilizam a execução de tarefas e reduzem custos de telefonia, o que faz com que estejam cada vez mais presentes nas empresas. Sendo assim, surge a necessidade de se fazer uma boa logística de distribuição desses aparelhos, para que todo o processo ocorra da melhor forma, desde a aquisição até sua entrega para os colaboradores.

Uma boa distribuição garante que os dispositivos corretos cheguem aos colaboradores no momento certo. Além disso, ela evita gastos desnecessários para a empresa com o processo de transporte e gerenciamento do estoque de aparelhos.

Quer saber como melhorar a logística de distribuição de aparelhos móveis em sua empresa? Acompanhe!

Qual a importância de uma boa logística de distribuição?

A logística de distribuição de aparelhos móveis na empresa, quando feita de forma adequada, garante que todos os fatores relacionados ao fornecimento de dispositivos para os funcionários sejam observados. Isso envolve a escolha e compra da quantidade correta de aparelhos, seu transporte e entrega para os colaboradores, envios para manutenções, devoluções etc.

É interessante que todos esses processos ocorram sem atrasos, sem custos elevados e com máxima segurança, de forma a evitar transtornos para a empresa. Para isso, é preciso buscar formas de aperfeiçoar o processo de distribuição, principalmente no caso de empresas que contam com diversas filiais em diferentes localidades.

Como melhorar a distribuição logística dos aparelhos na empresa?

Para que a distribuição seja feita da melhor forma possível, é necessário estabelecer critérios para concessão dos aparelhos, para garantir que cada dispositivo chegue aos colaboradores que realmente necessitam dele. Isso envolve identificar quais são os tipos de atividades que precisam desses aparelhos para serem mais bem desenvolvidas e quais são os modelos mais adequados para cada uma delas.

Após a escolha dos aparelhos, é preciso contar com um bom fornecedor durante o processo de compra, para evitar problemas com devoluções e ter boas condições de pagamento. A estocagem dos aparelhos também deve ser feita de forma adequada, para que não ocorram danos devido ao mau armazenamento.

A configuração dos dispositivos deve ser feita de forma a possibilitar um gerenciamento efetivo de custos com telefonia e segurança, além das restrições de perfis de usuários. Esse é um processo que pode tomar muito tempo, mas é extremamente importante.

Na hora de distribuir os aparelhos, é necessário estar atento a alguns problemas comuns que podem ocorrer durante o processo. A prevenção de riscos é fundamental, já que os dispositivos móveis estão sujeitos, por exemplo, a roubos de aparelhos durante o transporte e danos físicos, como telas quebradas. Por isso, é importante contar com seguros, que minimizam os prejuízos da empresa.

Algumas vezes, os aparelhos adquiridos apresentam defeito de fabricação que só pode ser descoberto durante o uso e precisam ser enviados para a troca ou manutenção. Quando um aparelho estraga em uma filial da empresa em outro estado, por exemplo, muitas vezes, torna-se necessário trazê-lo de volta para a matriz para que seja direcionado ao suporte.

Por isso, é interessante centralizar o processo, para ter mais praticidade na manutenção e evitar custos demasiados com transporte.

Um grande problema da compra de dispositivos móveis é sua depreciação ao longo do tempo, seja devido ao desgaste ou ao surgimento de novas tecnologias que os tornam obsoletos. Após o fim de sua vida útil para a empresa, é preciso que as informações do negócio sejam devidamente apagadas, e os dispositivos, descartados da maneira correta.

Como contornar possíveis problemas?

Para ter mais eficiência no processo de distribuição logística, é preciso buscar formas de contornar problemas comuns relacionados ao conserto de aparelhos e aquisição de dispositivos, como demoras e altos custos. Buscar os melhores meios de conserto e alugar aparelhos móveis são algumas delas.

Buscar meios de conserto

A necessidade de realizar consertos em dispositivos danificados pode significar um grande inconveniente para a empresa, porque, normalmente, elas não contam com profissionais para fazer esses reparos internamente, e enviar o produto para o suporte técnico da marca pode gerar muitos custos e demora na solução do problema.

Dessa forma, é importante fazer manutenções preventivas, como atualizações de segurança e sistemas operacionais, o que evita que o dispositivo fique lento ou inoperante. Isso diminui a necessidade de ter que enviar o aparelho para consertos ou troca.

Se algum conserto for necessário e o aparelho não se encontrar na garantia, é preciso contar com profissionais qualificados para resolver o problema. É necessário ter muita atenção nesses casos, já que os aparelhos, muitas vezes, contêm aplicativos com informações importantes sobre o negócio, que precisam ser mantidas em sigilo.

Alugar aparelhos móveis

A locação de tablets e celulares traz diversas vantagens para as organizações e otimiza a distribuição. Isso porque as boas empresas especializadas nesse tipo de serviço contam com logística adequada para a entrega e a retirada de produtos em qualquer lugar do país.

Isso possibilita uma entrega dentro de prazos muito pequenos, o que é especialmente importante no caso de empresas com muitas filiais. Assim, a organização não precisa se preocupar em transportar um aparelho do estoque para longas distâncias, já que o fornecimento do dispositivo fica a cargo da contratada.

Alguns dos outros principais benefícios do aluguel de dispositivos móveis são:

  • grande variedade de modelos de aparelhos para locação;

  • prestação de suporte técnico para o solucionamento rápido de problemas;

  • possibilidade de atualizar todo o estoque a um preço acessível, com equipamentos de última geração;

  • opções de locação a curto e longo prazo;

  • seguro para os aparelhos;

  • redução dos problemas de manutenção;

  • melhor controle de investimentos, o que evita a aquisição de dispositivos em excesso.

Como você viu, para evitar problemas para a empresa, economizar tempo e finanças, a logística de distribuição de aparelhos móveis precisa ser feita de forma eficiente. Contar com a ajuda de empresas especializadas é uma boa forma de otimizar esse processo, desde que seja escolhido um bom fornecedor.

Você se interessa pelo uso de dispositivos móveis na comunicação corporativa? Então curta já a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que trazemos sobre o assunto!

 

2018-11-22T12:02:14+00:0022 - novembro - 18|Aluguel de equipamentos|