O aluguel de tecnologia mobile já é uma tendência entre os negócios que desejam disponibilizar dispositivos móveis para seus colaboradores. Isso porque ela permite renovar o estoque da empresa com aparelhos modernos, oferecidos por um prazo determinado, de acordo com suas necessidades.

Porém, ainda há alguns mitos sobre a locação de tecnologia mobile que fazem com que gestores se sintam inseguros em optar pelo serviço. A segurança dos dados empresariais, a existência de garantia contra imprevistos e os custos envolvidos na locação são alguns dos fatores que geram dúvidas e ideias equivocadas.

Sabendo disso, preparamos este post para esclarecer os principais mitos sobre o aluguel de tecnologia mobile. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

1. “A locação é insegura”

A falta de segurança na locação de tecnologia mobile é um mito, porém, é fácil entender a preocupação das empresas com esse fator. Afinal, estamos falando de informações importantes sobre o negócio que circulam diariamente nos dispositivos móveis.

O fato é que uma empresa locadora confiável deve deixar claro em seu contrato o comprometimento com a segurança da informação no serviço prestado. Também é importante que a empresa contratante fique atenta na hora de devolver os aparelhos, já que eles devem ser totalmente formatados para que nenhuma informação empresarial confidencial permaneça neles após o período de locação.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, uma boa empresa fornecedora é capaz de oferecer diversos benefícios para aumentar a segurança dos dispositivos, como a instalação de antivírus de ponta, realização de configurações adequadas para autenticação de usuários e atualizações de software.

2. “Não há garantia contra roubos”

Toda empresa locadora de qualidade oferece um seguro para os aparelhos, cuja cobertura deve ser bem detalhada em contrato. Isso evita prejuízos para a empresa contratante em caso de furtos, perdas, danos ou roubos — neste último, é importante fazer o boletim de ocorrência para registrar o ocorrido, antes de acionar o seguro. Assim, o equipamento é prontamente substituído.

Também é disponibilizado um sistema para gerenciamento de dispositivos móveis (Mobile Device Management — MDM), muito útil quando imprevistos como esses acontecem. Isso porque ele permite apagar todos os dados do aparelho extraviado — o que ajuda a preservar a confidencialidade das informações — além de permitir restaurá-las quando o dispositivo for recuperado ou substituído.

O software ainda é capaz de fornecer estatísticas sobre roubos, danos e várias informações a respeito da utilização do aparelho, o que facilita o controle dos dispositivos pela empresa.

3. “O aluguel de tecnologia mobile é caro”

Pelo contrário. Além de não exigir grandes investimentos, o aluguel de tecnologia mobile ajuda na redução de custos na empresa — afinal, nem sempre a compra de aparelhos novos e modernos é viável.

Devido aos altos preços, empresas frequentemente deixam de investir em modelos de dispositivos atuais e com mais recursos, que seriam mais interessantes e úteis para os colaboradores. Além disso, todo o aparelho chega ao fim de sua vida útil após um certo tempo de uso, sendo preciso substituí-lo por um novo, o que gera ainda mais gastos para a companhia.

Pois com o aluguel de tecnologia mobile esse problema é eliminado. Quando o contrato de locação dos dispositivos chega ao fim, a empresa simplesmente os devolve, podendo alugar outros modelos de acordo com seu interesse. Isso também é muito útil no caso de se precisar de equipamentos telefônicos ou tablets para eventos de curta duração, por exemplo. Assim, evita-se custos gerados por dispositivos acumulados na empresa sem que sejam utilizados com tanta frequência.

4. “Os aparelhos não são atualizados”

Na verdade, além de oferecer diversas opções de modelos e marcas de dispositivos para locação — como Samsung, Motorola e Apple, por exemplo —, as empresas especializadas no aluguel de tecnologia mobile facilitam a tarefa de manter os aparelhos sempre atualizados.

Elas não só se responsabilizam pela gestão dos aparelhos, mas ainda fornecem diversas vantagens para facilitar a vida da equipe de TI da empresa contratante, como a possibilidade de contar com uma plataforma de gerenciamento remoto desses dispositivos. Desse modo, é possível atualizar o sistema operacional e os aplicativos instalados no aparelho a distância, além de fazer limpezas, algumas correções mais simples e manter o equipamento sempre configurado de forma correta.

Isso é especialmente útil para companhias que não contam com uma equipe especialista em gerenciamento de dispositivos móveis. Assim, não será preciso contratar novos colaboradores para essa tarefa, e a equipe de TI poderá focar em outras atividades mais estratégicas para a organização.

5. “É difícil obter suporte para os aparelhos alugados”

Esse é outro grande mito sobre o aluguel de tecnologia mobile, já que uma locadora confiável é sempre capaz de oferecer um suporte de qualidade que, dificilmente, seria obtido de outras maneiras. Em outras palavras, além de oferecer os dispositivos já prontos para o uso, ela age de forma rápida em casos de problemas com os aparelhos.

De fato, todos os dispositivos estão sujeitos a imprevistos, como quebras de telas e outros componentes. Nesses casos, portanto, é preciso garantir que eles sejam repostos o mais rápido possível, já que os colaboradores precisam deles para a realização de suas tarefas. O problema é que, quando os dispositivos são adquiridos pela própria empresa, isso pode trazer muitos transtornos, já que é preciso esperar longos períodos até que eles passem por manutenção.

Com os dispositivos parados, a produtividade dos colaboradores diminui e algumas atividades podem até ser inviabilizadas, o que prejudica o andamento do negócio como um todo. É justamente por isso que as empresas locadoras de dispositivos móveis oferecem suporte técnico ágil, e amplamente disponível para manutenções de hardware e software, além de realizar trocas prontamente sempre que houver necessidade.

Enfim, o aluguel de tecnologia mobile é mesmo um serviço cercado por alguns mitos. No entanto, como você pôde perceber, trata-se de uma tendência muito vantajosa para as organizações — desde que seja oferecido por um fornecedor confiável. A BR Mobile é uma empresa especializada neste serviço para empresas e eventos, prezando sempre pela excelência e atendendo todo o Brasil!

Então, gostou do nosso artigo? Já está preparado para alugar tecnologia mobile para sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas opções!