Considerando a alta competição no setor empresarial, qualquer ideia que possa simplificar a gestão de negócios deve ser adotada. Não há dúvida de que os smartphones e tablets corporativos têm sido fundamentais para o funcionamento das empresas. A mobilidade corporativa é uma tendência atual que usa os dispositivos móveis para melhorar o bom funcionamento das companhias.

A tecnologia móvel tornou-se parte integrante de nossas vidas e agora impulsiona as interações com nossos sistemas de negócios. Os principais negócios de hoje reconhecem o valor de permitir que seus funcionários trabalhem a qualquer hora, em qualquer lugar, por meio de seu uso.

Neste artigo vamos contar um pouco sobre a evolução da mobilidade corporativa, explicar os principais benefícios e dar dicas sobre como implantar essa estratégia na sua empresa.

O que é a mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa é um processo pelo qual os funcionários de uma organização usam serviços de nuvem em seus dispositivos móveis e realizam trabalho de negócios mesmo quando estão fora das instalações do escritório. Os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar com eficiência, acessando os recursos sem qualquer dificuldade.

A mobilidade tornou-se talvez o maior impulsionador estratégico dos negócios em todos os setores, transformando fluxos de trabalho em grande escala. Hoje, mais trabalhadores do que nunca estão acessando informações corporativas através de dispositivos móveis e trabalhando remotamente.

Gerenciar essas massas de trabalhadores móveis — e aplicativos — pode ser um grande desafio. À medida que o uso de dispositivos móveis na empresa cresce, aumentando a produtividade e a eficácia móvel, ao mesmo tempo em que garante a segurança dos crescentes volumes de dados corporativos confidenciais que são salvos e acessados por meio de dispositivos de funcionários, é cada vez mais importante.

Como a mobilidade corporativa evoluiu ao longo do tempo?

À medida que tentamos prever para onde as necessidades da mobilidade corporativa vão a seguir, é importante considerar como o setor evoluiu para seu status atual.

Pode-se dizer que esse segmento da indústria realmente começou em 1991, quando a Microsoft anunciou um novo projeto que recebeu o codinome Hermes. A Hermes foi a primeira versão do System Management Server (SMS) e seu lançamento criou o segmento da indústria hoje conhecido como Desktop Management.

À medida que os PCs proliferavam nas empresas nesses primeiros anos, uma solução centralizada para gerenciar todos esses dispositivos tornou-se rapidamente necessária. Ao longo da década de 90 e da última década, o segmento de gerenciamento de desktops tornou-se uma solução que quase todas as organizações do mundo acabaram adotando. Hoje, os casos de uso do Desktop Management são bem compreendidos e a participação de mercado do System Center é o padrão do setor.

No final dos anos 90, os funcionários começaram a trazer assistentes de dados pessoais para o local de trabalho e os smartphones começaram a aparecer logo em seguida.

À medida que funcionários começaram a colocar esses dispositivos em funcionamento, eles queriam ter a flexibilidade de acessar e-mails corporativos, e o setor precisava de uma solução que permitisse acesso seguro. A partir dessa necessidade, surgiram os gerenciadores de mobilidade corporativa.

Por que a mobilidade corporativa é importante?

A resposta a essa questão pode ser determinada a partir dos benefícios que uma empresa pode obter usando a mobilidade empresarial. Confira alguns a seguir.

Aumento na produtividade dos funcionários

O uso de mobilidade empresarial dá a flexibilidade para os funcionários se conectarem uns com os outros a qualquer momento, em qualquer lugar e a qualquer momento, para realizar as tarefas de negócios desejadas, podendo ser produtivos e não restrito a qualquer fator de tempo.

Crescimento dos serviços de qualidade

A aplicação da mobilidade corporativa na organização ajuda os funcionários, em grande medida, a obter acesso a informações atualizadas, ajuda-os a finalizar um acordo com o cliente rapidamente, permitindo-lhes fornecer um serviço de qualidade à empresa, bem como para os consumidores.

Custo operacional reduzido

Como hoje em dia a maioria dos funcionários prefere trabalhar em casa e, portanto, eles não precisam estar presentes nos limites da organização para compartilhar as informações com outros funcionários ou para obter acesso a qualquer dado de seus colegas.

Assim, isso ajuda na redução do custo operacional, em grande medida adicional, as empresas têm compartilhado locais de trabalho onde podem compartilhar qualquer informação de negócios.

Capacitação dos trabalhadores de campo

Dá a mobilidade dos trabalhadores de campo da empresa para que possam atualizar seu trabalho de campo rapidamente, compartilhar e relatar ao gerenciamento de qualquer tipo de desafios ou problemas relacionados com os negócios da companhia, ou relatar ao seu chefe do departamento no caso de ser necessário tomar uma decisão rápida etc.

Melhoria da satisfação ao cliente

Com a aplicação da mobilidade empresarial, a organização é capaz de comunicar rapidamente com os seus clientes, a comunicação pode ser, por exemplo, endereçar as suas reclamações, tomar qualquer ação necessária para lidar com qualquer problema rapidamente, e para fornecer informações aos consumidores sobre qualquer oferta que esteja sendo lançada ou quaisquer descontos que a empresa esteja dando.

Uma mobilidade corporativa eficaz precisa de uma estratégia móvel eficaz que, sem dúvida, é destinada ao gerenciamento de dispositivos móveis da organização, mas o papel mais importante está em ajudar a empresa a integrar e oferecer serviços novos e inovadores rapidamente.

A estratégia móvel da empresa deve ser capaz de abrir portas para explorar novas oportunidades e não deve restringir seus funcionários a obter acesso às informações de negócios de que precisam em nenhum momento, e os vários modos que podem usar, por exemplo, utilizando dispositivos móveis.

Como implantar a mobilidade corporativa na empresa?

Para implementar com sucesso um programa, você primeiro tem que entender o que é exatamente o programa. Um programa de mobilidade empresarial engloba toda a infraestrutura de TI e infraestrutura da sua empresa para dar suporte à flexibilidade: redes sem fio, celulares, aplicativos e software, e até mesmo as políticas que você tem sobre estar e trabalhar em dispositivos móveis fazem parte do programa.

Um programa de mobilidade empresarial bem-sucedido facilita a conexão dos funcionários e o trabalho, mesmo quando eles não estão no escritório. Independentemente de estarem trabalhando em uma área de vendas no mundo inteiro ou visitando uma filial ou um site de cliente, você deseja fornecer a eles as ferramentas de que precisam para realizar seu trabalho com eficiência em qualquer lugar.

Olhe para sua infraestrutura

O primeiro passo na implementação de qualquer programa de mobilidade empresarial deve ser uma revisão e avaliação minuciosa de sua infraestrutura e recursos de TI atuais. Por exemplo, você pode considerar se todo funcionário tem ou não um telefone celular. Você também pode analisar se todo colaborador realmente precisa de um.

Em seguida, você vai querer considerar os aplicativos e programas que você está usando. Seus funcionários podem acessar todos os seus documentos a partir de um banco de dados em nuvem ou estão usando uma interface da Web desajeitada que estava desatualizada? Eles têm um aplicativo de bate-papo que podem ser usados para manter contato com colegas de trabalho e gerenciamento de maneira rápida e fácil? Ou eles estão usando um cliente de e-mail que não é otimizado para o desempenho de dispositivos móveis?

Finalmente, você precisa considerar o final de tudo isso: o hardware e o software que seu departamento de TI está executando para dar suporte ao seu programa móvel. O seu escritório está configurado para ser totalmente sem fio? Você tem uma intranet que os funcionários devem usar? Em caso afirmativo, qual hardware suporta essas funções? Quão atualizado é isso? Qual é a sua capacidade de lidar com o tráfego atual e aumentar o uso?

Atualize o que for necessário

Na maioria dos casos, você provavelmente achará necessário atualizar pelo menos parte do seu programa móvel para oferecer suporte ao uso expandido. Se isso significa adicionar mais servidores internos ao seu sistema ou simplesmente garantir que todos os funcionários usem a edição mais recente de um determinado programa, isso depende de como o sistema está atualizado, da capacidade adicional que você acha que precisa e do que você quer para alcançar com o programa de mobilidade empresarial.

A maioria das empresas precisará atualizar várias coisas para tornar o programa de mobilidade realmente ideal . Adicionar um novo aplicativo sem atualizar os telefones que seus funcionários estão usando pode causar graves dores de cabeça e, assim, adicionar tráfego a uma rede sem fio já sobrecarregada em seu escritório.

Estabeleça políticas de segurança

Outro componente-chave de um programa de mobilidade empresarial de sucesso não gira em torno dos aspectos tecnológicos, concentra-se nas pessoas que usam essa tecnologia. Seus funcionários precisam de diretrizes e políticas para ajudá-los a usar o novo programa em seu potencial máximo.

Você vai querer olhar para suas políticas sobre o uso de mídias sociais, instalar novos aplicativos em hardware da empresa, como um smartphone, e até mesmo suas políticas de comunicação em torno de mensagens de texto e bate-papo. Você pode rever as diretrizes de comunicação corporativa e lembrar os funcionários sobre as comunicações “apropriadas” e “inapropriadas”.

Você provavelmente precisará oferecer aos funcionários algum treinamento, especialmente se você estiver adicionando novos softwares ou aplicativos ao seu kit de ferramentas. E você precisa atualizar e revisar suas políticas sobre segurança ao entrar na briga móvel.

Quais as principais tendências da mobilidade corporativa?

À medida que a mobilidade corporativa cresce, novas possibilidades e estratégias são impulsionadas. A seguir, vamos analisar 6 tendências de soluções de mobilidade empresarial que são capazes de mudar o ecossistema da sua organização.

1. De BYOD para vários dispositivos

A política BYOD (traga seu próprio dispositivo) é feita para implementar a mobilidade nas empresas e os empreendedores tendem a adotar esse conceito rapidamente com aplicativos corporativos personalizados. Esses aplicativos podem funcionar bem em vários aparelhos, independentemente do tamanho de exibição.

Por um lado, os funcionários podem facilmente baixar e acessar esses aplicativos em seus dispositivos e obter a conectividade perfeita. Por outro lado, as empresas podem economizar muito dinheiro na compra de modelos inteligentes para seus funcionários.

Aqui, o maior desafio é a segurança dos dados críticos de negócios. No entanto, soluções personalizadas de mobilidade empresarial podem enfrentar esse desafio de forma eficaz, oferecendo todos os benefícios dela para os negócios.

2. A IoT é incorporada

A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia futurista que permanece principalmente na forma de sensores inteligentes e dispositivos conectados. Entretanto, esse cenário mudará rapidamente porque a IoT começou a exercer uma influência significativa nos aplicativos corporativos. À medida que essa tendência tecnológica é incorporada, podemos ver que os aplicativos corporativos estão se tornando mais inteligentes do que nunca.

Atualmente, as empresas usam os aplicativos móveis habilitados para IoT, independentemente dos setores da indústria e do modelo de negócios. Esses aplicativos permitem que eles controlem e gerenciem vários dispositivos inteligentes, promovendo a automação no local de trabalho.

Além disso, as pessoas-chave podem obter os dados valiosos em seus smartphones obtidos de dispositivos conectados. Eles também podem analisar os dados em movimento para planejar e implementar estratégias de negócios para tornar os processos mais eficazes e orientados a resultados.

3. Abordagem orientada para o desempenho

Os aplicativos de negócios precisam se destacar em todos os parâmetros liderados pelo desempenho. Os empreendedores querem aplicativos que possam ser carregados rapidamente e executados sem problemas, independentemente da conectividade de rede. Apenas esses aplicativos podem fornecer um ROI maior com um resultado ideal. Essa regra também é aplicável a aplicativos de mobilidade empresarial.

Isso também implica que esses aplicativos são poderosos o suficiente para atender às necessidades atuais dos usuários e flexíveis para incluir os recursos para atender às necessidades futuras. Em outras palavras, os aplicativos de mobilidade devem executar as funções úteis sem problemas e esses aplicativos também podem ser executados em um modo off-line.

4. Realidade Aumentada torna-se prevalente

Longe vão os dias em que a tecnologia Realidade Aumentada (AR) foi usada para fazer jogos. Desde os últimos anos, a tecnologia de AR ganhou destaque nos diversos setores da indústria e, hoje, é uma das tendências de mobilidade empresarial que mais cresce. Pode tornar a experiência do usuário mais agradável e realista.

Hoje, os avanços tecnológicos em AR e VR (Realidade Virtual) atuam como uma ponte entre o mundo real e o mundo virtual. Quando o AR é integrado às soluções de mobilidade empresarial, ele pode criar uma experiência simulada para os usuários e pode ser usado para fornecer treinamento aos funcionários de um local remoto de maneira interativa.

5. Mais aplicativos para diferentes objetivos

Um aumento súbito no número de aplicativos tornou a mobilidade empresarial um domínio enorme. Esse aumento está de acordo com o crescente número de dispositivos inteligentes, como tablets e smartphones no mercado. Outra razão para o aumento do número de aplicativos de mobilidade é a tendência do setor de investir em aplicativos baseados em contexto ou aplicativos feitos por motivos específicos.

Por exemplo, algumas empresas optam por aplicativos de compartilhamento de conhecimento para treinar os funcionários que trabalham em locais remotos, enquanto algumas companhias selecionam aplicativos de marketing que se concentram categoricamente em atividades promocionais. No futuro, podemos certamente esperar que mais aplicativos de mobilidade específicos do processo venham.

6. Segurança detém a chave para o sucesso

Quando se trata de acessar os dados confidenciais da empresa, as preocupações com a segurança pairam sobre as organizações. Talvez seja essa a razão pela qual a tendência de se concentrar na segurança permanece a mesma, embora as tendências de mobilidade continuem mudando ao longo dos anos.

Incidentes crescentes de roubo de dados e violações de segurança mantêm os empreendedores e os desenvolvedores de aplicativos móveis em seus dedos. A solução para a preocupação com segurança de dados vem na forma de gerenciamento de dispositivos móveis de ponta a ponta, que inclui o monitoramento e o gerenciamento eficazes desses aparelhos, aplicativos, dados e rede usados nas empresas para alavancar soluções de mobilidade.

Como a mobilidade corporativa pode impactar o negócio?

A mobilidade continua a ter um impacto profundo na empresa. smartphones e tablets tornaram-se rapidamente parte do ecossistema corporativo. Melhorias na cobertura celular e sem fio estão nos permitindo ser produtivos em qualquer lugar, a qualquer hora. 

A força de trabalho de hoje está exigindo flexibilidade para optar por trabalhar do seu jeito, incluindo opções que vão desde os dispositivos que carregam até a plataforma que desejam usar em seu desktop ou laptop.

Estamos vendo os líderes do setor reconhecerem a necessidade de flexibilidade de tecnologia e tomarem medidas para adaptar e mover aplicativos corporativos para dispositivos móveis. Essas tendências tiveram um impacto enorme em fazer as empresas perceberem o poder que esses recursos têm e seu papel fundamental na nova realidade corporativa de TI. Sua organização está tomando as medidas certas para se preparar?

Quais cuidados devem ser tomados?

Como o uso de dispositivos móveis aumentou enormemente entre os funcionários nos últimos anos, a necessidade de gerenciamento de mobilidade empresarial tornou-se cada vez mais significativa. Veja, a seguir, alguns desafios para as empresas.

1. Preocupações de segurança móvel

De acordo com uma miríade de pesquisas realizadas, a maioria das empresas não atribui um orçamento referente à segurança móvel. No entanto, esse não deve ser o caso, uma vez que a segurança é a maior ameaça em caso de mobilidade.

Os dispositivos móveis são vulneráveis e fornecem aos invasores acesso direto a redes corporativas, revelando dados e senhas confidenciais, que podem ser muito perigosos. Para resolver esse problema, é necessária uma estratégia EMM — ou Enterprise Mobility Management.

Isso garantirá um certo nível de segurança ao mesmo tempo, permitindo a produtividade. A EMM cuidará de aproveitar e garantir que todas as informações comerciais estejam onde deveriam estar e sejam acessadas por pessoas autorizadas a fazê-lo.

2. Acesso a dados em tempo real

Os funcionários, não importa o quão móvel tenham sido, precisam estar enraizados nos dados da empresa para terem acesso em tempo real, para que estejam bem informados e possam tomar decisões rápidas.

No entanto, o desafio está no fato de como permitir o acesso em tempo real aos dados sem colocar em risco os dados da empresa. Como solução para esse desafio, os funcionários que acessam dispositivos móveis devem estar muito bem equipados com opções de compartilhamento de arquivos centralizadas e seguras, sobre as quais o departamento de TI deve ter total transparência e controle — o aluguel de equipamentos pode funcionar bem aqui.

3. Atualização constante

Qualquer organização que opte por mobilidade empresarial tem que manter um caminho constante e atualizar as tecnologias de mobilidade de acordo com os padrões do mercado. Ele precisa de muitas ferramentas e é um processo de trabalho intensivo. Isso pode ser tratado apenas dando atenção consistente aos mínimos detalhes das falhas enfrentadas em uma base regular.

Como acompanhar o crescimento da mobilidade corporativa?

O gerenciamento unificado ganhará força na agenda de mobilidade empresarial, coincidindo com as várias tecnologias que aparecerão ou começarão a proliferar. Entre eles estão a tão esperada, mas muito formativa, implementação de redes sem fio 5G, implementações mais amplas de autenticação biométrica e multifatorial, alimentadas por uma prioridade mais alta na melhoria da segurança do dispositivo e da rede remota e capacidades mais amplas de IA e reconhecimento de voz em aparelhos que vão desde PCs tradicionais a alto-falantes inteligentes.

À medida que essas tecnologias mobile continuam a aparecer, é mais difícil contestar tecnicamente ou economicamente se há uma abordagem comum para gerenciar e proteger qualquer dispositivo ou serviço que tenha acesso à empresa.

Embora a unificação do gerenciamento e da segurança de dispositivos móveis e conectados seja um foco importante nos próximos anos, o tipo de aparelho continuará a diversificar-se com a crescente presença de Macs e Chromebooks usados no local de trabalho. Nesse sentido, é de extrema importância acompanhar a evolução dos dispositivos de trabalho.

Quais os benefícios da mobilidade corporativa para a empresa e funcionários?

Embora haja muitos benefícios da mobilidade corporativa, vamos citar alguns dos mais importantes:

  • maior produtividade: ao conectar os funcionários além do fator tempo, isso confere flexibilidade e, por sua vez, aumenta a produtividade;

  • aumento da qualidade do serviço: o maior envolvimento dos funcionários, a capacidade de acessar as informações atualizadas e o fechamento de um negócio instantaneamente influenciam o ambiente de trabalho de forma positiva em maior grau;

  • custo operacional reduzido: reduz o custo de infraestrutura da empresa, pois muitos funcionários trabalham em casa. Além disso, as companhias podem ter espaços de trabalho compartilhados para os funcionários sempre que forem obrigados a comparecer ao local de trabalho;

  • capacita os trabalhadores de campo: cada organização tem trabalhadores de campo. A mobilidade empresarial permite que esses trabalhadores e sua empresa atualizem seu trabalho de campo instantaneamente, discutam quaisquer desafios, relatem à autoridade instantaneamente as decisões pontuais, participem de redes sociais internamente etc;

  • proporcionar satisfação ao cliente: as empresas podem contatar seus clientes em tempo real, resolver suas reclamações instantaneamente, tomar as medidas necessárias, comunicar instantaneamente sobre as novas ofertas ou descontos etc. Isso facilita um nível apreciável de suporte ao consumidor em menos tempo.

Devido à sua natureza altamente transformadora, a mobilidade corporativa sempre trará consigo várias decisões desafiadoras para os líderes de negócios e também algumas dificuldades com seu desenvolvimento e implementação. No entanto, existe uma grande variedade de soluções e parceiros de aplicativos de funcionários móveis que podem oferecer ampla experiência e suporte às organizações. Para superar os muitos desafios, os executivos seniores devem estar preparados para assumir riscos e abraçar as falhas que possam ocorrer.

A mobilidade corporativa já faz parte das estratégias de negócio na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliá-lo nesse caminho!