Como higienizar seu celular para se proteger do Coronavírus (Covid-19)

Um celular pode conter mais bactéria que um vaso sanitário e mesmo sem perceber, manuseamos nossos aparelhos durante o dia todo, inclusive enquanto estamos comendo. Continue lendo e confira como higienizar corretamente seu celular para se proteger contra diversas doenças, inclusive o Covid-19 (Coronavirus).

Saiba como manter o seu celular higienizado e livre de bactérias.

Já não é surpresa para ninguém que o celular e os seus acessórios possuem diversas bactérias, mas você sabia que ele pode conter mais bactérias do que um banheiro ou mesmo a sola do seu sapato?  

Uma pesquisa da Devry Metrocamp informou que podem ser encontrados nestes equipamentos 23 mil fungos e bactérias, e estes microrganismos são capazes de causar doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares, infecções respiratórias ou urinárias, e doenças virais como o tão temido Covid-19 ou Coronavírus.

É importante entender que a contaminação não se dá pelo uso dos celulares, mas principalmente pela falta de higienização das mãos que ficam em contato direto com os equipamentos. Por isso, além da higienização do celular, devemos ficar atentos à higienização frequente das mãos.

Como resolver isso, sem se separar do seu celular?

Siga os passos a seguir, e tenha um celular livre de bactérias e fungos.

Como manter o celular longe de contaminações

  1. Fique atento aos locais em que você coloca o seu celular. Superfícies contaminadas, como a de um banheiro, bancos, cadeiras, vão deixá-lo sujo, e não vai adiantar você lavar as mãos se depois pegar nele!
  2. As nossas mãos são os principais vetores de transmissão. Elas tocam todos os lugares por onde passamos, e por isso, devemos lavá-las com atenção, frequentemente. Não vai adiantar higienizar o seu celular, se você utilizá-lo com as mãos contaminadas o tempo todo!
  3. Higienize o seu celular ao menos uma vez por dia. Essa frequência da higienização vai depender da sua forma de uso. 

Como higienizar o celular:

A tela é o local que temos maior contato, é consequentemente o mais sujo, e também o mais sensível, por isso tenha muita atenção ao higienizá-la para não danificar o seu aparelho.

  • Desligue o celular
  • Utilize preferencialmente um pano de microfibra, ou outro material que não solte fiapos;
  • Com o pano ainda seco, faça movimentos circulares na tela do seu celular e faça a limpeza da sujeira visível;
  • Dilua o álcool isopropílico em água (40% de álcool para 60% de água);
  • Após esta etapa, com a parte limpa do pano, passe a solução de álcool isopropílico suavemente na tela, bordas e traseira;
  • Umedeça o cotonete na solução e limpe com muito cuidado as entradas do aparelho.
  • Finalize passando uma parte limpa e seca do pano sobre o aparelho.

Qual a frequência ideal para  higienização do seu celular

A frequência ideal para realizar a higienização do celular depende da forma de uso do equipamento. Por exemplo: Pessoas que costumam utilizar transporte público, ou ainda utilizam o celular durante as refeições, precisam higienizá-lo diariamente, e de preferência duas vezes ao dia.

Quem não utiliza os celulares em locais com maior incidência de germes ou evita utilizá-los durante as refeições, pode diminuir a frequência de higienização para até duas vezes na semana, embora o recomendado seja uma frequência diária.

Alguns cuidados importantes

Limpeza da capa

Para que a higienização do seu celular seja completa, a capa também deverá ser limpa, e neste caso, você deverá identificar o tipo de material que ela foi produzida para higienizá-la de maneira adequada. Por exemplo: as capas de TPU e de plástico resistente podem ser lavadas com água corrente e detergente. Depois é só deixar secar. Já as de couro, deverão ser higienizadas com um pano umedecido em solução de água com gotas de detergente. Depois de secas, poderão ser hidratadas com um hidratante sem cheiro para que não ressequem.

Limpeza dos cabos e fones de ouvido

Para limpar os cabos, você pode utilizar álcool isopropílico com um pano de microfibra da mesma forma que fizemos na tela. Caso não limpe, você poderá utilizar uma esponja macia, e após o processo de limpeza, não esqueça de secar. Atenção: este processo deve ser feito sempre com o cabo fora da tomada, ok?

Para os fones de ouvido valem as mesmas instruções dos cabos, só fique atento para não molhar as áreas de controle.

É sempre importante lembrar que essas orientações são gerais, por isso sugerimos consultar o site da marca do seu celular e saber detalhes e cuidados específicos do seu aparelho. 

Agora você pode higienizar o seu celular com facilidade e mantê-lo livre de fungos e bactérias.

E se você gostou deste artigo e quer receber mais dicas e materiais interessantes como este no seu e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter! 🙂

2020-04-02T14:42:36-03:00 2 - abril - 20|Sem categoria|
WhatsApp chat